domingo, 4 de julho de 2010

A arte de cozinhar!!

Há quem diga que cozinhar é uma arte. Eu diria mais sobre isso, pois acho que cozinhar é uma arte sim, que está aliado ao prazer e também à diversão.

O ser humano é capaz de aprender sobre as mais variadas coisas possíveis. Desenvolvemos a capacidade de olhar, aprender e empreender o que nos foi ensinado. Até mesmo cozinhar, que parece ser um bicho de sete cabeças, um dia nosso deparamos com esse mundo meio estranho e temido.

A curiosidade e a necessidade me levaram a experimentar esse novo mundo. Sempre quando havia uma festa da galera, na maioria das vezes eu pedia pra minha mãe fazer algum prato, como de costume. Entre tortas e bolos salgados, no fim da noite era a salvação, pois uma festa não podia ficar só na base da bebida (O Ministério da Saúde adverte: álcool em excesso sem ingestão de comida, pode te levar à loucura no início da festa e lhe causar um "game over"). Mas a freqüência das festinhas foi aumentando e praticamente em todos os finais de semana eu tinha de solicitar um prato diferente para minha mamãe. Aquilo, começava a me incomodar, pois nem sempre minha mãe tinha tempo e disposição pra atender às minhas necessidades festivas e  gastronômicas. Então resolvi ir além do "miojo" e ovo frito, e me arriscar num doce a começar pelo bolo de caixinha. A receita era simples, de fácil aprendizado, não tinha como errar. E assim foram surgindo os bolos com cobertura de brigadeiro (brigadeiro que a Ane me ensinou).  Engraçado quando o errado dá certo. Certa vez, separei todos os ingredientes para mais uma receita de bolo com brigadeiro, certo de que havia leite na geladeira, fui jogando na tijela os ovos, a massa, margarina e o leite. Mas este último ao retirá-lo da geladeira, percebi que estava azedo. Mercados fechados, o que fazer numa situação dessa? Sentar e chorar, ou recorrer a alguém mais sábio e com certo domínio da arte. Carol foi quem me salvou!!! Ela então me orientou a substituir o leite por um pouco mais de margarina e óleo, pois a constituição básica do leite era de gordura animal, sendo assim, os itens substituiriam perfeitamente. Conclusão, estava de lamber os lábios!!!

Recentemente, resolvi ir mais além dos bolo de caixinha e tentar uma receita nova e convencional. Orientado pela Máh (que não gosta de fazer doces), busquei através do meu "pai" amigo google, uma receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Esta por si só, era diferente, pois não se tratava de mais um bolo pré- fabricado. Desta vez eu teria de usar cenouras de verdade, com trigo, 240ml de óleo (aliás uma quantidade abusiva de óleo, quem tem colesterol que me perdoe), e bater tudo no liquidificador (este que eu acreditava ser um eletrodoméstico dispensável e depois fui convencido do contrário). Era aniversário da Mih, o bolo oficial era o famoso da tia, e eu me arriscava levando uma experiência nova pra toda galera provar. Não sei exatamente o porque, mas eu mesmo não provei do meu próprio experimento. Só sei que apesar de ser meu 1º bolo oficial, recebi elogios daqueles corajosos amigos suspeitos.

Mas acredito que isso tem sido um primeiro passo, pois felizmente tomei coragem para aprender a cozinhar aqueles pratos que sempre gostei e com a ajuda da internet, buscando novas opções de comidas, aprendendo a converter "xícaras' em mililitros, buscar blogs associados à esta arte e usar cobaias humanas e com sentimentos recíprocos por mim. 

Antes mesmo de escrever este texto, fui de cozinheiro à degustador, resolvi fazer uma macarronada à alho e óleo, tendo de picar alho (cuidado com a junção destas palavras rs), cortar cebolinha a noite (meu pai ainda me mata), além de ousar na inclusão de cebolas e acrescer queijo ralado no macarrão pré cozido, mais conhecido como "miojo da salvação". Não foi por falta de tempo, muito menos por falta de coragem, a opção do macarrão instantâneo foi em decorrência da fome mesmo. 

O próximo passo agora é investir em pratos mais ousados. No final das contas, me divirto com essas situações, pois cozinhar tem sido uma opção lógica, prática. válida e necessária. Que venham novos pratos pra todos nós. Bom apetite!!


By Wall

Nenhum comentário:

Postar um comentário