>>> Desde nosso nascimento aprendemos a desenvolver nossos cinco sentidos de forma natural e espontânea. Fato é que o pouco a pouco vamos utilizando destes sentidos habilidades que nos tornam bons ou maus em algumas atividades exercidas no decorrer de nossas vidas.
O tato, olfato, audição, visão e paladar são fundamentais em nossa vida. A grande maioria os tem em perfeitas condições de sobrevivência, porém há aqueles que por razão da genética ou fatalidade da vida, perdem um desses sentidos e que os tornam impossibilitados em desenvolver atividades conforme a grande maioria da população mundial.
O tato, responsável pelo contato com as coisas está ligado diretamente a pele. Olfato responsável em sentir os cheiros e odores existentes na Terra. Com a audição, somos capazes de ouvir o mundo e seus ruídos. A visão é uma dádiva de Deus, pois através dos olhos somos capazes de enxergar as belezas do mundo e apontar seus defeitos. Por fim o paladar está ligado aos sabores dos alimentos, e tudo aquilo que ingerimos com a função de alimentarmos e garantir nossa sobrevivência.
Quando nos deparamos com um desses sentidos em falha, acabamos por nos tornar incapazes de exercer as funções prioritárias das quais sempre exercemos com tanto afinco, facilidade e dedicação. E por isso é que devemos valorizar a vida de modo geral, avaliar nossas limitações, respeitar nosso corpo e fazer dele o nosso instrumento guia.
Wall Isola