::: A sugestão de filme de hoje é para um título nacional de produção mediana com história polêmica e um enredo um tanto quanto morno. Do Começo ao Fim tinha tudo para ser uma história envolvente justamente pelo tema polêmico no qual trata ao amor entre irmãos e ainda sendo ambos do mesmo sexo, algo evidentemente condenado por uma sociedade massiva. Mas como filme é nada mais nada menos que um parecer sob as lentes e a visão de um diretor, podemos encarar os fatos como uma história de amor sem justificativas, afinal de contas não se pode mandar no coração.
Pela lógica dos fatos, a proximidade entre as crianças desde sempre, faz com que o enredo seja calmo sem menores transtornos. Porém, que família brasileira, isso mesmo, uma família onde mostrar o beijo entre pessoas do mesmo sexo no horário nobre é motivo de censura e opressão, além dos poréns estipulados pela visão deturpada da igreja, da sociedade de modo geral, que está mais do que acostumado a aceitar impunidades do que a diversidade meramente dita e mal mostrada pela mídia.
Fato é que se não fosse pela aceitação fácil de todos que ladeiam a vida dos jovens, além da ausência de outros componentes fundamentais na vida normal de pessoas normais, como amigos, colegas de trabalho, parentes mais distantes, tudo isso podia ter sido diferente se o autor do filme não tivesse tido uma ótica somente romântica do caso.
Mas de maneira geral, há de se considerar que houve uma evolução intelectual, aliado a uma audácia, e porque não uma coragem em mostrar um mundo completamente desconhecido por todos. Não que histórias como essa jamais fossem conhecidas pelas pessoas, mas não se trata de um assunto comumente conhecido por todos.
Os conflitos entre o casal acabou por se tornar o ponto principal da história onde não existam terceiros pra atrapalhar, somente uma saudade avassaladora que fez com o filme terminasse quase sem sentido algum. Poderíamos compará-lo como um balde de água fria quando se espera tomar um banho quente num inverno rigoroso. Dá pra entender?
Contudo, essa crítica ao filme não é uma visão desanimadora não, muito pelo contrário, é uma sugestão para que outras pessoas tenham a mesma impressão ou não desta história meio confusa e deturpada. Mas de qualquer forma, fica a dica, espero que gostem, assim como eu gostei desgostando. É isso!!!
By Wal Isola