Então é isso, o Carnaval é o evento que movimento toda uma nação!! Milhões e mais algumas milhares de pessoas se envolvem nesse clima, cuja a função primordial da data é festejar. De Norte à Sul, desde as grandes metrópoles até às pequeninas cidades interioras se envolvem nessa folia, regrada a muito alegria e desbanda uma imensa vontade viver e de curtir aquele momento mais feliz.
Está certo que apesar de ser uma festa cultural e de criar um clima uniforme em todo o país, há aquelas excessões, que não fazem questão alguma de pular carnaval, e que só de ouvir os "ziriguiduns" e a vinheta global na tv, chegam a quase uma ância de vômito. Profundo exagero! Mas a diversidade é exatamente isso, e apesar da grande maioria estar interligado na mesma sintonia, há àqueles que por uma questão de gosto, crença ou até mesmo pura opção, decidem não se juntar a grande maioria.
O Brasil, por si só vem desenvolvendo o estímulo ao turismo nacional, baseado aos grandes eventos ocorridos por aqui. Também pudera, logo já o apontam como o país da alegria, das pessoas de bem, das praias bonitas e que apesar dos problemas sociais e das dificuldades internas, encontram inúmeras oportunidades para festejar.
Não é atoa que dizem que no Brasil tudo começa a funcionar depois do carnaval.
Enquanto na Bahia os trios eletricos arrastam milhares de foliões ritmados pelas músicas de refrões repetitivos, e coreografias sensuais, onde exploram o corpo humano através de brincadeiras em forma de música, o Rio de Janeiro e em São Paulo, usam e abusam das mulheres bonitas, dos corpos sarados, em seus minusculos enfeites e fantasias cada qual em sua referiada escola de samba. E dá-lhe confetes e sepentinas. E onde estão as famosas e consagradas marchinhas de carnaval? Claro que elas pertencem a outras épocas de folia, e em alguns lugares se tornam ponto de partida para dar início ao carnaval. Pelo menos em clubes privados elas ainda estão presentes, mas logo são atropeladas pelos "axés" da vida, e pelo funk neurótico caaz de deixar o libido à flor da pele.
Verdade seja dita: Brasileito gosta sim de carnaval e não perde a oportunidade de se jogar nessa época e de soltar todas as suas vontades mais ocultas. Fato é que machões aproveitam a ocasião para se vestirem de mulheres, com direito a peruca, maquiavém vestido e até bolsinha à tiracolo. Depois logo vêm aquele famoso bordão carnavalesco: "Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é?"... Claro que tudo não passa de uma brincadeira saudável típica da festa, afinal depois que passado a folia, cada um volta a suia condição natural e botam culpa na cachaça. Sempre a culpada de todos os males.
Contudo, o Brasil apesar de todos os seus problemas sociais, possui uma diversidade cultural impressionante, se torna rota ativa de "gringos", que se deslocam do seu país de origem para conhecer nossa cultura peculiar, nossas prais bonitas, mulheres exuberantes e uma população extremamente alegre e receptiva. É por essas e outras que o Brasil é um país que posso me orgulhar!! Que venham outras festas típicas para que possams mostrar ao mundo inteiro que aqui é o melhor lugar para se visitar.
By Wal Isola