O texto fala-se muito em desenvolvimento sustentável como uma maneira de salvação da Terra, incentivando a conscientização humanitária no respeito das espécies existentes em nosso ecossistema.
Estabelece o vínculo entre às sociedades, desejando que elas sejam democráticas, justas, participativas e que selem a paz entre os povos. Assim como também há a intenção em desenvolver a justiça econômica entre às classes sociais, diminuindo suas diferenças.
Toda ação gera uma reação. Devemos garantir às futuras gerações às belezas e dádivas da Terra. Para que isso aconteça, devemos cuidar melhor do que temos hoje, zelando pelas espécies de animais e plantas, protegendo-as das ações do homem, que visam lucrar de maneira desacerbada e inconsciente em relação aos bens naturais da humanidade.
Ações que tem como iniciativa a restauração dos sistemas da Terra, assim como o estímulo de forma integrada ao desenvolvimento sustentável, devem se tornar prioridades na vida das pessoas. Promover a reabilitação e a inserção de espécies ameaçadas de extinção e proteger de maneira geral todo nosso ecossistema.
A poluição, o consumo de produtos industriais antiecologicamente correto, estilos de vida individualista, são algumas das ações que geram danos ao meio em que vivemos e isso torna, por conseguinte impactos ambientais irreversíveis ou em alguns casos difíceis de serem reparados.
Todo ser humano tem por direito viver num ambiente regrado à água potável, saneamento básico, solos limpos e produtivos, além de conseguirem por si só sobreviverem de maneira digna e feliz.
A Carta da Terra cita também que devemos erradicar a violência entre todos, e assegurar os direitos das mulheres e das crianças, assim como devemos viver isentos de preconceitos em relação às raças, classes sociais, orientação sexual diferenciada, religião ou qualquer outra minoria existente na sociedade.
A democracia deve atingir âmbitos gerais, incentivando e promovendo a inclusão das pessoas à política , seja através da informação, fazendo com que o cidadão se torne mais crítico, opinativo e consciente para que possa lutar pelos seus direitos, exercer os seus deveres, buscar o melhor para si e para todos àqueles que o envolvam.
Criar meios para que todos tenham a oportunidade e o direito de estudar e se desenvolver como cidadão.
Sendo assim, o texto é de maneira geral uma proposta que tenta criar um mundo melhor e justo para todos, visando o meio ambiente como uma saída para a sobrevivência dos povos desta e das futuras gerações. Porém todas as nações precisam trabalhar juntas e de maneira integrada com interesses comuns. A carta da Terra deveria se tornar uma lei obrigatória, afinal nem sempre o que nos é sugerido é levado com afinco sem que estejam dentro dos nossos próprios interesses. O pensamento humanitário deve ser levado em conta e transmitido à todos àqueles que desejam um mundo melhor para seus filhos, netos e descendentes.
By Wall Isola